top of page

Arquiteto ou Engenheiro Civil?

  • m2solucoesengenharia
  • 3 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Qual devo contratar:

o arquiteto ou o engenheiro civil?


Esta é uma dúvida muito comum para quem está pensando em construir sua casa, mas antes de responder é preciso entender que embora trabalhem na mesma área, são profissionais que atuam um pouco diferentes, pois enquanto o engenheiro se ocupa mais da parte estrutural do projeto, o arquiteto se volta mais para o planejamento do espaço, das formas e nas funcionalidades da futura casa. Uma definição de arquitetura é como o uso do bom sendo aliado ao bom gosto!

Entendido esta primeira parte já é possível afirmar que o melhor caminho seria contratar um arquiteto, uma vez que é necessário pensar em diversas coisas:

  • Melhor aproveitamento possível do terreno;

  • Distribuição correta dos cômodos da casa conforme legislação vigente;

  • Ventilação e iluminação; este item é importantíssimo e deve ser levado muito a sério, pois negligenciar isso poderá trazer problemas para o imóvel;

  • Funcionalidade da casa: Sabe aquela coisa de você abrir uma porta e dar de cara com uma parede ou aqueles corredores enormes? Ou ainda a porta do quarto na cozinha? São esses tipo de questões que são solucionadas;

  • Entre outras coisas que é preciso planejar e pensar bem antes de iniciar a construção e neste caso o arquiteto é a pessoa certa para ajudar nisso.

E o engenheiro?


Quer dizer então que não preciso de engenheiro? Negativo, o cálculo estrutural da casa, por exemplo, tem de ser feito pelo engenheiro e ele será responsável perante a prefeitura pela obra. Então mesmo que o arquiteto faça o projeto arquitetônico é necessário também o engenheiro. Alias, dependendo do caso é necessário outros profissionais para ajudar no projeto, como o engenheiro elétrico, engenheiro hidráulico, entre outros.


Normalmente os arquitetos já trabalham em parcerias com engenheiros e você não precisa fazer a contratação separada, ou seja, o próprio arquiteto encaminha para os profissionais responsáveis.



Fonte: casadicas.com.br (2012-2019) - adaptado por Mauro Macedo

Commenti


bottom of page